Exposição ‘Sisson, 200 Anos’ abre nesta sexta na Biblioteca Nacional

Tempo Real – 24/10/2024 – O Salão Aberto da Biblioteca Nacional (BN), na Cinelândia, no Centro do Rio, vai receber a exposição “Sisson, 200 Anos” que exalta a obra do artista francês, autor da primeira história em quadrinhos (HQ) do Brasil e da maior coleção de retratos originais publicados no País. A mostra é uma iniciativa do Instituto Sébastien Sisson e da iGUi Worldwide. A abertura acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 14 horas.

Com curadoria de Bárbara Ferreira, a mostra reúne obras raras da iconografia brasileira e demais itens históricos de grande valor, oferecendo uma jornada única pela história do Brasil por meio do estreito relacionamento do artista com a Biblioteca e do grande acervo de sua autoria preservado por esta instituição.

A exposição traz mais de 170 itens históricos e estará aberta ao público até janeiro de 2025 com o intuito de apresentar a especialidade artística de Sisson: os retratos litografados. São mais de 100 retratos de personalidades históricas do Brasil do século XIX, entre eles de D. Pedro II e de José de Alencar, de autoria do artista que, pelos serviços de restauro prestados à BN, foi condecorado pelo próprio Imperador.

Outras duas importantes vertentes artísticas de Sisson serão exibidas na mostra: as belíssimas gravuras de paisagens e monumentos da segunda metade dos anos 1800 e divertidas charges e caricaturas que ilustraram periódicos daquela época, incluindo a primeira história em quadrinhos brasileira (O Namoro, Quadros ao Vivo), publicada em “O Brasil Ilustrado” de 15 de outubro de 1855.

A mostra seguirá em cartaz até 22 de janeiro e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h (exceto no dia da inauguração, que é a partir das 14h). A entrada é gratuita e a Biblioteca Nacional fica na Avenida Rio Branco, 219, Cinelândia, Centro do Rio. A classificação etária é livre.