Garis explicam como organizar o seu lixo

Publicação feita no Blog iGUi Ecologia em 21/01/2020.

Dois garis, Kennedy Danilo e Romildo Souza, do município de Umuarama, no Paraná fizeram um vídeo (popularmente conhecido como tutorial), de como o seu lixo, principalmente os perfurocortantes, como os vidros, devem ser acondicionados para que eles não machuquem os garis. Outra dica do vídeo é como armazenar o seu lixo na rua para que ele possa ser recolhido corretamente, ou seja: não pendure seu lixo em postes ou árvores, coloque em lixeiras apropriadas. Caso você não tenha, solicite ao seu vizinho para utilizar a dele. Outro destaque importante é saber no seu bairro quais são os dias da semana que o caminhão de lixo passa para recolher. Evite deixar na lixeira por dias esperando a coleta, pois animais podem rasgar e espalhar o lixo.

1º Informativo dos garis de Umuarama

2º Informativo dos garis de Umuarama

3º Informativo dos garis de Umuarama

4º Informativo dos garis de Umuarama

5º Informativo dos garis de Umuarama

Mas vale lembrar que o mais importante é separar e reciclar o seu lixo, porém mesmo levando o vidro para reciclagem ele deve ser acondicionado de maneira correta.

Vamos lá para algumas dicas de como separar o seu lixo:

  • Não misture recicláveis com orgânicos (sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes). Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
  • Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.
  • Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.
  • Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou em garrafa pet para evitar acidentes.
  • Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

Mas vale algumas dicas, conforme o Ministério do Meio Ambiente:

Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.

Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.

Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.

Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.

Agora é com você!