Dia Mundial dos Oceanos

Mais um dia muito importante para o planeta é comemorado no mês de junho, O Dia Mundial dos Oceanos!! Ele foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ONU), a Rio-92. Desde então todo dia 08 de junho é celebrado este dia, portanto a data só foi oficializada pela ONU no ano de 2008 e foi a partir daí que as comemorações ganharam forças e um maior número de interessados! O tema proposto para as discussões neste ano é: “Revitalização: Ação Coletiva para o Oceano”, no qual o objetivo é focar nas comunidades, e soluções para toda a problemática envolvendo-o.

Se não bastasse todo o lixo que ele recebe diariamente e a ingestão deles pelos animais marinhos, levando a morte muitos deles, existem outros problemas muito sérios que necessitam serem eliminados.

Um desses casos, é a pesca sem limites, sem respeito ao período de reprodução. Os estoques pesqueiros estão, ou melhor, já passaram do seu limite.

Outro detalhe é a destruição dos corais, pelo aumento da temperatura e acidificação dos oceanos. Estudos atestam que 93% do calor retido na atmosfera do planeta pelos gases do efeito estufa é absorvido pelo oceano, e está acarretando um aumento na temperatura das suas águas superficiais muito maior do que o previsto.

Este aquecimento tem contribuído com o aumento da intensidade das chuvas, aumento do nível do mar, derretimento de geleiras e calotas polares, declínio dos níveis de oxigênio no oceano e com a destruição dos recifes de coral.

Neste dia, podemos pensar juntos em soluções para melhorar nossos oceanos!!!

Para você lembrar que os oceanos são responsáveis pela produção de 50% do oxigênio da Terra e absorção de 30% do dióxido de carbono (CO2)…. além de cobrir 70% do planeta!!!