Dia da Educação Ambiental 03/06 – “Você conhece o projeto iGUi Ecologia?”

No dia 03 de junho é comemorado o Dia da Educação Ambiental!

Essa data foi estipulada pela presidente Dilma Rousseff, pela Lei nº 12.633, de 14 de maio de 2012, com o objetivo de fortalecer a educação, o ambiente e a sociedade! A data escolhida foi a data do início da ECO-92, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento no Rio de Janeiro em 1992.

Infelizmente, há décadas o ambiente vem sendo explorado de maneira exacerbada e sem reflexões nos danos causados pelo desequilíbrio ambiental nas espécies, incluindo a espécie humana. Utilizar a educação ambiental como ferramenta para a melhoria da qualidade do meio ambiente é uma estratégia palpável, e atualmente indispensável. É necessário um entendimento e desenvolvimento humano de maneira integrada, sem separação, sobre o meio em que o ser humano está inserido e todas as relações existentes, tanto nos aspectos ecológicos, sociais, econômicos, científicos, culturais, éticos, até os aspectos psicológicos e legais. Através dessas relações interligadas, podemos garantir a melhoria na qualidade ambiental, e consequentemente na melhoria da qualidade de vida de todas as espécies existentes.

Todos devem ter acesso a uma educação ambiental nas escolas para observarem com uma visão crítica, o ambiente em que vivem, com esperança de que gerações atuais e futuras possam fazer diferença.