Metal na Água X Cloro na Piscina

Esse fenômeno ocorre devido a incidência de metais na água, é natural do lençol freático dessa região. O cloro, por ser um oxidante, se combina com o metal “queimando-o” e por conseqüência, colorindo a água.

Neste caso, deve ser utilizado o produto Oxi Inibidor de Metais. O produto tem por função dissolver ou neutralizar os metais presentes. Deve ser dosado 24 horas antecedendo a cloração e reforçado ainda a cada reposição de água na piscina.

O SOLO mais uma vez sai ganhando nesta história. Por não ser oxidante, não reage com metais, ou seja, havendo presença ou ausência dos mesmos, a água se manterá cristalina e sem mudar de cor.

TEM COMO DETECTAR METAL NA ÁGUA?
Sim. Para saber se haverá problema com metais e cloro em uma piscina, faça o “teste do balde”.

Colher uma amostra significativa da água que abastece a piscina em um balde. Aplicar uma porção pequena de cloro e homogeneizar. Aguardar cerca de 10 minutos e observar a água no balde novamente.

Mudou de cor: Ficou preta, marrom, verde… há presença de metais . Neste caso, antes de clorar, deve ser utilizado o produto Oxi Inibidor de Metais na água 24 horas antes da utilização do cloro.

Não mudou de cor: Não há presença de metais. A cloração pode ser realizada tranquilamente, não havendo problemas com coloração na água.

Para piscinas com Tratamento com SAL, seguir as mesmas orientações antes de ligar o equipamento para produzir cloro.