Recorde de vendas de piscinas geram empregos e ampliam indústrias da iGUi no Brasil

Casa e Construção segue em ritmo de crescimento mesmo durante a pandemia. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou variação média positiva no faturamento de 32,9% no terceiro trimestre frente ao mesmo período do ano passado. Em linha com esse movimento, a iGUi, líder mundial em fabricação de piscinas de poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV), apresentou, em outubro e novembro, alta nas vendas de 195% e 160%, respectivamente, em relação a igual período de 2019. Os índices são recordes na história da maior rede de franquias de piscinas do mundo.

Atualmente, a iGUi conta com 15 fábricas de piscinas distribuídas por todas as regiões do Brasil. Todas lideradas por másters franqueados, as sete fábricas que registraram maior volume de vendas em outubro foram: 1º lugar Guaratinguetá e 2º Cedral (SP), 3º Campos dos Goytacazes (RJ), 4º Santo Antônio da Patrulha (RS), 5º Analândia (SP), 6º Itaboraí (RJ) e 7º Benevides (PA).

Já em novembro, houve mudanças no ranking. As sete primeiras foram as seguintes: 1º Santo Antônio da Patrulha, 2º Guaratinguetá, 3º Analândia, 4º Cedral, 5º Congonhal (MG), 6º Campos de Goytacazes e 7º Engenheiro Beltrão (PR).

Fábricas ampliadas e mais empregos

O aumento recorde de vendas da iGUi em meio à Covid-19 levou a empresa franqueadora a reformar e ampliar suas fábricas e gerar mais empregos. “A exemplo do que constatamos em julho, agosto e setembro, em outubro e novembro também atingimos um volume recorde de vendas. E em virtude desse crescimento, tivemos um aumento de contratações em todas as fábricas. Em algumas até dobraram o número de funcionários. A maioria das fábricas teve que fazer ampliações e reformas para atender a demanda, gerando mais trabalho e mais investimento em equipamentos.

“Aumentamos em 70% nossa equipe 0800 para atender os clientes, e ampliamos também a equipe de consultores para atender e intensificar o suporte ao franqueado. Registramos também um aumento de contratações de pelo menos 50% nas equipes das lojas, movimentando o mercado de construção civil. Além disso, houve a contratação de 20% a 30% mais estagiários para atendimento nas lojas”, conta Filipe Sisson, fundador e CEO da iGUi.

A TRATABEM – franquia especializada em manutenção, assistência técnica e venda de produtos para todos os tipos de piscinas criada pela iGUi – também contribuiu com a geração de empregos e renda. “Com o aumento das vendas e maior demanda por serviços de limpeza e manutenção das piscinas, contratamos mais instaladores, técnicos de manutenção e ajudantes”, afirma Lilian Marques, diretora da TRATABEM.

De acordo com Sisson, os bons resultados da iGUi e TRATABEM estão refletidos na permanência das famílias em casa, o que tem alavancado o desejo de tornar a residência mais aconchegante e, consequentemente, os investimentos no imóvel. “Sem ter para onde ir, muitas famílias resolveram valorizar as áreas de lazer e investir na qualidade de vida dentro do lar. Além disso, a chegada da estação mais quente do ano também contribui para o incremento das vendas da iGUi e da TRATABEM”, explica.

Ainda segundo o executivo, o marketing digital foi transformador para o dia a dia dos franqueados e alavancou as vendas. “Percebemos que o nosso público-alvo estava conectado com as redes sociais e impulsionar a mudança de mindset dos franqueados passou a ser a nossa missão. Por meio da UniGUi, Universidade da Piscina, capacitamos os lojistas para as vendas online. Eles perceberam que o e-commerce tinha muito mais a oferecer do que podiam imaginar”, conclui.

De acordo com o balanço da franqueadora, até março as vendas ainda estavam alinhadas com o ano de 2019. Em março, o faturamento caiu 20% devido à pandemia. A recuperação começou em maio, seguida de junho, com um crescimento de 54%, julho com 123%, agosto com 215% e setembro, 211%