Acqua Yoga – Uma das atividades físicas na piscina que traz grandes benefícios a saúde

Acqua Yoga promove trabalho muscular de baixo impacto

Fonte: EcoFit

É árdua tarefa acompanhar o Yoga ao longo do tempo, já que é certamente muito mais antigo que todos os registros que dele se conhecem. Falar sobre as suas origens é tão difícil quanto tentar explicar a origem do próprio homem.

Há muito tempo atrás, precisamente há mais de cinco mil anos, na Índia, nasceu o Yôga. Seu criador, Shiva ou Natarája, Rei dos Bailarinos, a gerou de forma instintiva, executando alguns movimentos complexos, porém de intensa beleza. Assim surgiu, ainda sem nome, esta ancestral filosofia de vida. Mais tarde ela foi batizada com o termo sânscrito Yôga, que significa união, pois encadeia corpo, mente e emoções.

Esta técnica conduz seus praticantes a um estado de intenso relaxamento, calma psíquica, recolhimento interior, lucidez mental e percepção interna. Ao mesmo tempo ela contribui para o aumento da flexibilidade e o vigor do organismo físico.

Praticar Yoga na piscina é a nova modalidade de sucesso em diversas academias do Brasil. Artistas renomados nacionais e internacionais tornaram-se fãs desta modalidade. Praticada dentro de uma piscina, os seus exercícios são indicados para todas as pessoas que procuram uma atividade física de baixo impacto, porém, é intensa e revigorante, melhorando a capacidade física dos seus adeptos.

Pessoas que possuam algum tipo de limitação, ocasionada por lesões ou fraturas, principalmente nas articulações, poderão fazer tranquilamente esta atividade.

Parte da aula consiste em poses que são praticadas em flutuação. Outra parte é feita com os pés no chão. Os exercícios podem ser individuais, em duplas ou grupos. O ideal é que essa prática seja desenvolvida em águas mais mornas, entre 34 e 36 graus, pois a água quente é mais relaxante.

Conheça os benefícios desta pratica

  1. Melhora na qualidade de vida
    A partir do momento que você começa a praticar uma atividade física, o seu corpo é inundado de substâncias que promovem bem-estar e prazer, por isso, um dos benefícios da prática desta modalidade é a melhora significativa da sua qualidade de vida.

    Quem pratica atividade física possui um sistema imunológico muito mais forte e resistente e é mais feliz.

  2. Equilíbrio físico e emocional
    Os exercícios do Yoga são muito eficientes para promover equilíbrio e bem-estar a qualquer praticante.

    De tradição milenar, os exercícios de Yoga servem não apenas para trazer benefícios para o corpo, e sim para a mente também.

    Na prática da Yoga na piscina, são utilizadas diversas posturas do Yoga tradicional. Essas posturas, chamadas de ássanas, contribuem não só para o equilíbrio e fortalecimento físico, mas também para o equilíbrio emocional, pois para executar cada posição é fundamental estar concentrado e focado na atividade.

  3. Alívio da insônia e depressão
    Por trabalhar com muitos exercícios de respiração, quando você começa a fazer Yoga na piscina, o seu corpo sente um alívio e uma sensação de bem-estar quase que instantânea, aumentando os seus momentos de relaxamento.

    O corpo, quando se encontra em estado de relaxamento, manda a insônia embora e facilita a chegada do sono.

    Ter mais facilidade para dormir é um fator muito importante para a cura da depressão, pois a pessoa deprimida tem mais dificuldade de relaxar e pegar no sono.

  4. Melhora do fortalecimento muscular
    Exercícios de Yoga são ótimos para aumentar o tônus muscular. Esses benefícios só aumentam quando a prática ocorre debaixo d’água.

    Mesmo que os exercícios sejam de baixo impacto, no momento da sua execução, um grupo grande de músculos está trabalhando para que aconteça a ação.

    Este fortalecimento muscular se dá com a execução e prática de cada movimento. Ter um corpo fortalecido pode ser sinônimo, também, de maior flexibilidade.

  5. Melhora na circulação sanguínea
    Alguns problemas de circulação do sangue podem ser notados através de varizes e trombos presentes nos membros inferiores.

    Muitos problemas de circulação sanguínea são provocados por pressão alta, colesterol alto e outras patologias.

    Praticar atividade física é um dos remédios mais eficazes contra esse mal, mas é muito importante saber escolher a melhor atividade a se praticar.

    Atividades de alta intensidade e com uma carga muito elevada podem não ser a melhor opção e, nesses casos, o Aqua Yoga é uma boa alternativa.