A importância da Cerca de Proteção na Piscina

Cerco Max iGUiA Cerca, também conhecida como barreira ao redor da piscina tornou-se LEI em alguns países e é definida como uma medida de segurança. O principal objetivo da instalação da Cerca é de obstruir o acesso de crianças e animais domésticos a piscina, diminuindo assim, os riscos de afogamento.

De acordo com os dados da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), o afogamento é a segunda maior causa de morte acidental no Brasil. As maiores vítimas dessa morte silenciosa e violenta são crianças de 1 a 6 anos. Em casos em que o afogamento não leva a óbito, traz consigo diversas sequelas entre elas danos neurológicos e psicológicos. Por esse motivo, alguns países decretaram normas e leis de segurança para piscinas, as quais uma das principais exigências é a instalação de Cercas de segurança.

A Austrália é um dos países que adotou a Lei da Cerca para piscina (Lei: AS 1926.1-1193 Fencing for Swimming Pools) em 1993, a qual possui normas extremamente rigorosas a esse respeito, assim como medidas de fiscalização por partes dos órgãos responsáveis tanto para piscinas residenciais como públicas, pois, para o governo australiano não basta criar uma lei e sim fiscalizar para ter certeza de que a mesma funciona, punindo aqueles que a desrespeitam.

Já os Estados Unidos não possui uma lei federal propriamente dita, porém, alguns estados como Arizona (Lei: A R S § 3616-81), Califórnia (Lei: HEALTH AND SAFETY CODE, SECTION 115920-115920) e Florida (CHAPTER 2000-143 / Senate Bill 86 / 515.25-2 / 515.29) e também algumas cidade criaram suas próprias leis de Cerca para piscinas devido aos acidentes por afogamento naquela determinada região. A Cerca de segurança tem o objetivo de evitar e diminuir esses índices assim como proteger a vida das principais vitimas: As crianças.

A organizações não governamentais, após várias pesquisas e estudo concluiu que para evitar acidentes, uma piscina deve ser protegida com cercas que não possam ser escaladas e portões com cadeados ou trava de segurança que dificultem o acesso dos pequenos. Os alarmes e capas de piscina garantem mais proteção, mas não eliminam o risco de acidentes. Esses recursos devem ser usados em conjunto com as cercas e a constante supervisão dos adultos. Porém, cada país, estado ou cidades na quais a Lei da Cerca de segurança é existente, possuem diferentes requisitos referente as medidas, modelos e tipos de materiais.

Mesmo que o ainda não tenhamos uma lei a nível nacional que especifica e obriga a instalação de Cercas de Segurança ao redor das piscinas, algumas cidades já tomaram esta iniciativa, como é o caso de Natal, que a partir de meados de 2019 já está em vigor a Lei Complementar n°183, que regulamenta o uso de piscinas, criando regras de segurança como a instalação de proteção para evitar acidentes.

É necessária a conscientização da população e dos responsáveis de instituições públicas dos síndicos de condomínios e proprietários de piscinas residenciais sobre os riscos e principalmente sobre a importância da Cerca e de outros métodos de segurança na piscina, cujo objetivo será um bem comum para todos: A preservação da Vida.

E por entender que lazer e bem-estar estão diretamente ligados à segurança nas piscinas, a iGUi desenvolveu uma linha específica de filtros, quadro de comando, cobertura retrátil e automática, capa, cerco de proteção, corrimão e outros itens importantes para proteger evitar que crianças, idosos e animais de entrem na piscina sem autorização ou acompanhamento de uma pessoa adulta, e para garantir muito divertimento com total segurança para sua família. Veja mais sobre o que a iGUi lhe pode lhe oferecer em Segurança na Piscina