21 de Setembro – DIA DA ÁRVORE

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore no Brasil. Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande e bela riqueza natural a ser preservada.

Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese são capazes de transformar a energia luminosa em energia química e fixar o carbono em compostos orgânicos liberando o nosso oxigênio.

Além da fotossíntese, as árvores exercem diversos outros papéis ecológicos: muitas espécies evitam a erosão, melhoram a umidade relativa do ar, servem de moradia para várias espécies de animais e podem ser fonte de alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, inclusive o homem.
As árvores também ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e fornecer sua refrescante sombra nos momentos de calor ou descanso. Sem as plantas arbóreas, teríamos dias mais quentes, com umidade cada vez menor.

É fundamental que as árvores sejam preservadas. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta verde como ainda se vê hoje!