iGUi conquista o título de maior rede de franquias do Brasil no exterior

Uma rede que nasceu com foco na internacionalização. Esta é a iGUi, maior fabricante e comercializadora de piscinas do mundo. A afirmação é comprovada no mais recente estudo feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e ESPM – a marca na internacionalização das franquias brasileiras. De acordo com o estudo, a iGUilidera a expansão no exterior do segmento Casa e Construção, “com participação em 42 países (2017) e forte presença internacional”.

Publicado bienalmente desde 2010 por ambas instituições na série Internacionalização das Franquias Brasileiras, o chamado “Livro Verde” analisou, em sua quinta edição, o processo de construção das marcas made in Brazil no exterior. Ainda segundo o levatamento, Casa e Construção foi, individualmente, o segmento que mais cresceu entre 2010 e 2018, saltando de 5 para 19 marcas internacionalizadas. Por sua forte presença internacional, a iGUifoi convidada pelos pesquisadores da ESPM para integrar o grupo focal composto por cinco marcas que viabilizaram a realização do estudo.

A expansão internacional da iGUicomeçou ainda em 2005. Naquele ano, a marca brasileira que se tornaria sinônimo de piscina em todo o mundo abriria suas primeiras unidades no exterior, inaugurando fábricas na Argentina (em Navarro) e em Portugal (Fronteira). Reconhecida como uma das franquias brasileiras mais internacionalizadas, hoje, a iGUi conta com mais de 800 unidades, sendo mais de 40 fábricas, em 43 países dos cinco continentes.

“Quando fundei a iGUi, em 1995, eu já planejava levá-la para consumidores no exterior. Assim, dez anos depois, com a marca já consolidada no Brasil, iniciamos a expansão internacional pela América do Sul e Europa, levando nossa expertise em piscinas feitas em PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro) e um modelo de negócio bem-sucedido para o mundo”, conta Filipe Sisson, CEO da iGUi. A marca brasileira tornou-se internacional antes mesmo de ser franqueada, o que ocorreria em 2008.

Mergulhando ainda mais fundo em seu plano de expansão internacional, em 2018 a iGUichegou ao quinto continente, à Oceania, com a abertura de cinco lojas na Austrália.

Já em 2019, a marca deverá inaugurar a primeira fábrica nos Estados Unidos. Localizada na cidade de Cocoa, Flórida (FL), a unidade fabril receberá investimentos da ordem de US$ 5 milhões. “Ampliar a presença da iGUinos Estados Unidos, o maior mercado consumidor e de piscinas do mundo, faz parte do planejamento estratégico da iGUi. E a partir do início da operação da fábrica, a expansão no país se intensificará”, afirma Juliana Prado, diretora internacional da iGUi.

Presença americana

Este ano a rede de franquias de piscinas brasileira inaugurou mais uma unidade em solo americano, desta vez em Orlando. Com a fábrica, uma máster-franquia, a marca brasileira somará oito unidades no país. Atualmente, a iGUiconta com lojas em Miami, Orlando, Merritt e Pompano (Flórida), McAllen e San Antonio (Texas), Salt Lake City (Utah) e Lawrence (Kansas).

Este ano a iGUitambém participa da Pool Spa Patio, maior feira de piscinas dos Estados Unidos, realizada em Las Vegas. No estande da marca, os visitantes verão duas piscinas UNLIMITEDinstaladas, um conceito inovador e único no mundo. “Como o próprio nome sugere, não há mais limites para os projetos. É possível desenvolver qualquer modelo de piscina seguindo formas lineares, fabricá-la com toda a praticidade e confiança do P.R.F.V. e revesti-la com o que há de mais moderno em termos de acabamento”, afirma Sisson.

Disruptiva, a UNLIMITED pode ser instalada em até dois dias, conforme as condições necessárias para a execução da obra, o que gera economia significativa de materiais e mão de obra. A iGUiainda oferece 15 anos de garantia na estrutura da piscina e dois anos de garantia no revestimento. Os modelos tradicionais de concreto podem somar até 90 dias de obra e a garantia não passa de cinco anos.

No mercado interno, depois de se destacar por instalar unidades estrategicamente junto as maiores rodovias do país e de readequar a empresa a realidade no país de crise econômica que perdura nos últimos anos, Sisson também teve de pensar em incorporar a tecnologia aos seus negócios.

A cada dia hoje, mais pessoas mergulham no mundo digital. Para entrar neste mundo, a rede criou um sistema de automação que permite controlar pelo celular a filtragem da água, iluminação, aquecimento e a hidromassagem.