Agora é lei! As sacolas plásticas estão proibidas

As sacolas plásticas estão proibidas nos estabelecimentos comerciais no Estado do Rio de Janeiro!

No dia 26/06/2019, na última quarta-feira, entrou em vigor uma LEI estadual que proíbe a distribuição de sacolas plásticas convencionais nos estabelecimentos comerciais do estado do Rio de Janeiro!

Isso significa que 4 BILHÕES de sacolinhas não sejam consumidas ao longo de 1 ano!! Quem não está mais aguentando de tanto plástico é a natureza.
O plástico verde é produzido com matérias primas proveniente de fontes renováveis, porém não necessariamente biodegradáveis, ele foi criado com o intuito de diminuir os impactos causados pela indústria petroquímica na produção e comercialização do plástico. A empresa brasileira Braskem, do grupo Odebrecht, foi a primeira a desenvolver a tecnologia de produção de plástico com matéria-prima renovável. A produção do plástico verde ou polietileno verde é proveniente do etanol da cana-de-açúcar. A sua constituição é exatamente igual ao polietileno comum, com as mesmas propriedades, desempenho e versatilidade de aplicações. A única diferença é a matéria-prima utilizada na sua produção.

Já a origem do plástico biodegradável é natural, são aqueles que podem ser totalmente reabsorvidos pelo meio ambiente. Os plásticos biodegradáveis decompõem-se em seus componentes mais simples pela atividade dos microorganismos sendo transformados em substancias mais simples tais como CO2 (dióxido de carbono), H2O (água), CH4 (metano), ao entrar em contato com o solo, com a umidade, com o ar e com a luz solar, ao contrário do que ocorre com as resinas petroquímicas, que permanecem por muito tempo sem sofrer alterações. É aproveitado na geração de energia e/ou na construção de biomassa. Outros produtos podem ser ainda solúveis em água (https://www.iguiecologia.com/chilenos-criam-sacola-plastica-soluvel-em-agua/). Dessa forma, são rapidamente absorvidos na natureza e em certos casos podem até servir de adubo e alimentação animal, eliminando o descarte em aterros sanitários (onde levam até 100 anos para se decompor) e deixando de poluir rios, lagos e oceanos.

Vamos dizer não para todas as sacolinhas descartáveis e de plástico verde. Elas continuam matando os animais e poluindo o ambiente!! Pode ser que vamos achar estranho ir ao supermercado e não ter as sacolinhas, mas posso garantir vamos conseguir nos adaptar, peça uma caixa de papelão e aproveite a mesma para depositar o seu lixo reciclável na sua casa. Mude seus hábitos!

Esse vídeo mostra como podemos substituir a sacolinha plástica!!