Tudo culpa da fotossíntese!!

Flotação, é o processo na qual ocorre a separação de um material sólido e do líquido, porém fazendo com que boa parte sólida fique na superfície, diferente da decantação, que arrasta os flocos para baixo.

Nas piscinas é comum de ver esse fenômeno acontecer principalmente quando há presença de algas. A flotação ocorre justamente pelo processo de respiração das algas, mais conhecido como Fotossíntese. Neste processo, os seres absorvem o gás carbônico da atmosfera e liberam o oxigênio, formando assim bolhas de ar na água que por sua vez sequestram as partículas de sujeiras e arrastam para cima, formando uma espuma na superfície da piscina.

Como prevenir os efeitos da fotossíntese?

Utilizar OXI ALGICIDA na decantação: tal produto mata as algas e faz com que parem de “respirar”. Utilize 10mL/m3 de Algicida antecedendo o produto para decantação.
Evitar decantar ÁGUA VERDE durante o dia: O sol é o alimento para que a fotossíntese aconteça, por isso a decantação na ausência dele, facilita a sedimentação das partículas e das algas mortas.

Fenômeno aconteceu, como proceder?

Drene o fundo da piscina ou boa parte dele caso não dê para enxergar, o intuito é jogar boa parte da sujeira que decantou fora. Após, passar uma peneira na superfície da água para desmanchar os flocos e a espuma que estão por cima. Aguarde 12 horas com a água em repouso. Na maioria dos casos, pelo fato das algas estarem mortas, o processo de desfazer a sujeira da superfície com a peneira é o suficiente para que a mesma vá para o fundo, facilitando a aspiração depois.

Caso não decante nada e a água realmente não clareie após essas 12 horas, refaça a decantação novamente, porém sem usar algicida (estará ativo na água).