Piscina Aquecida e de Uso Coletivo, maneira correta de se cuidar

Com a chegada do frio, as piscinas aquecidas passam a ser a grande atração da temporada. A temperatura da água passa a ser fator determinante para que condomínios, academias, clubes, hotéis e spas mantenham a frequência dos banhistas. Porém, o que muitos não sabem é que existe diferença no tratamento da água de piscinas convencionais e aquecidas.

A água aquecida favorece a proliferação dos micro-organismos causadores de doenças. Além disso, a temperatura elevada aumenta a produção de suor dos banhistas e, como consequência, a carga de matéria orgânica depositada na água.

Um problema comum nessas piscinas é a sensação de excesso de cloro, cheiro forte e ardência nos olhos. Essa sensação é causada pela formação de um subproduto chamado cloramina, resultado da reação do cloro com a matéria orgânica. Para ser eliminado, é aconselhado o uso do oxidante Oxi Brilho, que reage com o excesso de matéria orgânica eliminando o cheiro.

Além de ajustar a dosagem de cloro, é recomendado o monitoramento diário do residual para que a piscina se mantenha com o teor entre 1 e 3ppm, garantindo a qualidade da água. Com a temperatura elevada, ocorre a aceleração na evaporação dos produtos e no consumo de cloro.